domingo, 31 de julho de 2011

A Pedagogia Áurea


Luís A. W. Salvi, Editorial Agartha, 2011, 368 p., R$ 50,00
.
Foi dito por uma moderna pitonisa, que na Nova Era a iniciação será chamada simplesmente de... educação! Tal coisa corresponde rigorosamente ao ponto-de-vista das Sociedades Tradicionais, e não seria outro o espírito que permeia a presente obra. Basta ver que, no Brahmanismo antigo, foi instituído o sistema de educação permanente do qual até hoje perduram traços na cultura indiana, como base da sua grande ortodoxia social.
A exploração da pedagogia pode ser muito criativa, sob os entornos da Tradição de Sabedoria, que disseca e analisa os elementos da evolução, encontrando sempre recursos renovados que terminam por oferecer quadros de grande transparência e aplicabilidade.
A presente obra traz uma síntese entre conceitos tradicionais, comumente envoltos no rol da mística, e as novas práticas da ciência. Esta confluência se revela particularmente fecunda, porquanto estamos num ponto em que a ciência apenas não progride, por lhe faltar recursos técnicos e até novas linhas de investigação. O século XX trouxe sérios impasses à cultura ocidental, apontando caminhos estonteantes para aquela ciência cartesiana e absolutamente materialista de então.
Contudo, para os místicos, o que se passou a ver a partir de então, foi um redirecionamento de cursos, e a promessa de novas confluências. A ciência voltaria a cotejar a metafísica. Porém, o que não se percebe claramente ainda, é que os próprios saberes tradicionais também devem fazer a sua parte, despindo-se de dogmas e prepararando-se para voltar a debutar na vida.
É isto o que oferece então esta obra, onde a rigidez das formas e cânones tradicionais, escapam airosamente de seus padrões convencionais, para reencontrar e celebrar toda a existência, vindo assim a permitir novas bodas eternas para todos; tal como seria, senão desde sempre, ao menos de início a sua verdadeira vocação.
.
Clique na capa para ver maior
PEDIDOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário